top of page
Buscar

Como usar as Lições da Bíblia para a Família e para Criancinhas?



A primeira vista as Lições da Bíblia para Família (LBF) e Lições da Bíblia para Criancinhas (LBC) parecem difíceis de usar ou talvez complexos de aplicar no dia a dia, mas com um pouco de persistência e de familiaridade é possível transformar essas apostilas num manual de estudos para toda a família.

Assim como os demais materiais do SonLight Brasil, o LBF e LBC são baseados nos pilares da Verdadeira Educação: Bíblia, Natureza, Trabalho Útil e Experiências da Vida.

As lições do LBF e LBC são paralelas, ou seja, tratam dos mesmos assuntos e histórias, o que difere é a profundidade de conteúdo, sendo o LBC numa linguagem facilitada e resumida, indicado para crianças de 0 a 3 anos; e o LBF mais abrangente, com mais textos e atividades, indicado para crianças a partir de 4 anos.

O LBF e LBC possuem uma duração total de 3 anos, separados por trimestres, portanto, são 12 trimestres ao todo, e 12 apostilas diferentes. Cada apostila possui 13 lições semanais. Cada semana possui uma divisão de conteúdo por dia.

A cada semana é estudada uma história da Bíblia, de forma cronológica. Assim, ao final desses 3 anos de estudo, a criança terá estudado a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse. Além disso, há diversas referência aos escritos de Ellen G. White em cada lição, complementando o estudo.

A cada semana há um Verso para Memorizar, que faz parte essencial do aprendizado da Bíblia, e para que o ensino se torne mais prazeroso e prático os versos foram musicados, ou seja, cada lição possui um verso para ser cantado diariamente e assim as Escrituras Sagradas serem facilmente decoradas.

A cada trimestre um elemento da Natureza é estudado em profundidade, com informações, experiências, atividades e reflexões. O objetivo é que a criança, e toda a família, encontre prazer em observar e estudar a natureza de maneira prática elevando seus pensamentos ao Criador.

Outra parte muito importante do material é o estudo das Qualidades de Caráter. Em cada lição é abordada uma qualidade que está relacionada também à história bíblica da semana. Assim a criança entende como o personagem bíblico desenvolveu essa qualidade de caráter e como, de forma prática, ela pode fazer o mesmo em sua vida.

Os Poemas enriquecem o estudo das criancinhas no LBC. Tanto as Qualidades de Caráter como os principais elementos das históricas bíblicas de cada semana estão em formato de poemas e podem ser facilmente aprendidos e recitados ao longo do dia a dia, sempre que necessário, tanto pelas crianças como pelos pais.

As Sugestões de Atividades propostas para os estudantes do LBF e LBC tem por finalidade reforçar o conteúdo aprendido ao longo do dia, por meio de atividades práticas e lúdicas que possibilitem que a criança também desenvolva habilidades manuais, enquanto relembra o conteúdo visto nas lições.

Mas como usar então esse material?

1) Escolha qual material se encaixa melhor na sua realidade

Caso você tenha filhos de idades diferentes, preferencialmente escolha o material que atenderá ao seu filho mais velho, e adapte o aprendizado do assunto ao(s) filho(s) mais novo(s), para que todos aproveitem o conteúdo proposto. Se possível, ao utilizar o LBF, combine também elementos do LBC, como os poemas.

2) Baixe as atividades complementares e músicas

No site você encontrará as Sugestões de Atividades para cada lição. Programe-se com antecedência para adquirir os materiais necessários para as atividades manuais, para poder realiza-las na semana proposta.

No site você também encontrará os Versos Bíblicos musicados para download. Baixe no seu celular, computador ou num pendrive para colocar no seu aparelho de som. É importante ter essas músicas de forma acessível para utilizar durante o culto ou durante as atividades do dia. Aproveite e também as coloque no carro, para ouvir enquanto viaja. No site você também encontrará os playbacks caso queira cantá-las em sua igreja!

3) Imprima o material

É muito importante ter as lições impressas para melhor aproveitamento, seja nos cultos ou durante o dia ao longo das atividades, bem como permitir fazer suas anotações e deixar seu filho pintar as imagens para colorir.

4) Leia a lição antes de passar ao seu(s) filho(s)

Leia o conteúdo da lição com antecedência de modo a adaptar o conteúdo ou linguagem à idade da criança. A depender da idade da criança, a leitura da lição pode se tornar algo maçante e desestimulante. Seja criativo, use imagens, livros ilustrados e objetos que representem a lição estudada. Crianças são muito visuais e cinestésicas.

4) Flexibilize e complemente mais sobre o assunto

Utilize os materiais como um guia, não como algo a ser seguido à risca, engessado. Você melhor do que ninguém conhece seus filhos e quais traços necessitam ser melhor trabalhados. Você também precisará pesquisar por si mesmo, ir atrás de materiais extras e livros ilustrados, para complementar o ensino nas principais áreas que achar necessário. O objetivo do material é ser um guia onde você usará de acordo com a sua realidade e com o seu tempo disponível.

5) Procure utilizar 1 lição por semana

Tente usar as lições de maneira sistemática. Muitos pais começam a lição 1 e como não conseguem trabalhar todo o conteúdo que julga necessário acabando por permanecer na mesma lição por semanas. Isso acaba muitas vezes desanimando as crianças que estão sempre estudando o mesmo tema.

Seja dinâmico. Faça o melhor que puder naquela semana e continue prosseguindo para as demais lições. Caso necessite permanecer por mais de 1 semana na mesma lição utilize atividades diferentes, aplicando os conhecimentos em diversas áreas acadêmicas.

6) Procure utilizar todo o conteúdo da lição

Algum pais utilizam apenas a parte bíblica do LBF e o LBC, com os versos bíblicos musicados e as qualidades de caráter, mas não adentram na parte da natureza com as crianças, deixando-a de lado. Lembre-se que para a Verdadeira Educação todos os pilares são importantes. Procure trabalhar o todo, ainda que tenha que simplificar e resumir, caso o tempo seja escasso.

7) Utilize as lições durante o culto

Nossa sugestão é que você utilize o material durante o culto familiar, preferencialmente o culto da manhã, de forma que a criança possa fortalecer os conteúdos vistos no período da tarde, por meio das atividades complementares propostas. Durante o culto, utilize como música tema o verso bíblico musicado, estude a história bíblica da semana e trabalhe a qualidade de caráter. Evite cultos longos, e que sejam o mais atrativo possível.

8) LBF e LBC não substitui o estudo da Lição da Escola Sabatina

Você poderá usar as lições do LBF e LBC durante o culto da manhã e as lições da Escola Sabatina durante o culto da noite, por exemplo. Eles poderão ser usados paralelamente. Certamente um material apoiará o outro.

9) Participe de um grupo de apoio

O SonLight Brasil possui alguns grupos de apoio na plataforma WhatsApp para os pais compartilharem experiências, dúvidas e também as atividades realizadas pelas crianças. É muito importante encontrar outras famílias que também utilizam o material. Entre em contato conosco e faça parte.

10) Ore e peça a iluminação do Espírito Santo

Por fim, e mais importante, ore e peça auxílio do alto. Só assim você conseguirá utilizar o material da melhor forma com a sua família.

Caso você ainda tenha alguma dúvida de como utilizar o material, entre em contato conosco. Nosso maior objetivo é que você utilize os materiais do SonLight Brasil com sua família e que todos tenham um crescimento espiritual significativo, nos preparando assim mais e mais para o breve retorno de Cristo.

Juliana Coutinho Oliveira



1.418 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentarios


Eu tambem gostaria de entrar no grupo, como faco

Me gusta

Eu gostaria de entrar no grupo do whatsapp, como faço?

Me gusta

Gostaria de entrar em um grupo de watzap, como faço?

Me gusta

Como procurei um material assim! estou completamente encantada, apaixonada, emocionada e sem palavras! Obrigada pela bênção compartilhada! obrigada pelo esforço e dedicação. Deus os abençoe grandemente! nem acredito: educação domiciliar adventista! Obrigada, Senhor!!!!!

Me gusta
bottom of page