top of page
Buscar

Como usar as Lições da Bíblia para a Família e para Criancinhas?



A primeira vista as Lições da Bíblia para Família (LBF) e Lições da Bíblia para Criancinhas (LBC) parecem difíceis de usar ou talvez complexos de aplicar no dia a dia, mas com um pouco de persistência e de familiaridade é possível transformar essas apostilas num manual de estudos para toda a família.

Assim como os demais materiais do SonLight Brasil, o LBF e LBC são baseados nos pilares da Verdadeira Educação: Bíblia, Natureza, Trabalho Útil e Experiências da Vida.

As lições do LBF e LBC são paralelas, ou seja, tratam dos mesmos assuntos e histórias, o que difere é a profundidade de conteúdo, sendo o LBC numa linguagem facilitada e resumida, indicado para crianças de 0 a 3 anos; e o LBF mais abrangente, com mais textos e atividades, indicado para crianças a partir de 4 anos.

O LBF e LBC possuem uma duração total de 3 anos, separados por trimestres, portanto, são 12 trimestres ao todo, e 12 apostilas diferentes. Cada apostila possui 13 lições semanais. Cada semana possui uma divisão de conteúdo por dia.

A cada semana é estudada uma história da Bíblia, de forma cronológica. Assim, ao final desses 3 anos de estudo, a criança terá estudado a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse. Além disso, há diversas referência aos escritos de Ellen G. White em cada lição, complementando o estudo.

A cada semana há um Verso para Memorizar, que faz parte essencial do aprendizado da Bíblia, e para que o ensino se torne mais prazeroso e prático os versos foram musicados, ou seja, cada lição possui um verso para ser cantado diariamente e assim as Escrituras Sagradas serem facilmente decoradas.

A cada trimestre um elemento da Natureza é estudado em profundidade, com informações, experiências, atividades e reflexões. O objetivo é que a criança, e toda a família, encontre prazer em observar e estudar a natureza de maneira prática elevando seus pensamentos ao Criador.

Outra parte muito importante do material é o estudo das Qualidades de Caráter. Em cada lição é abordada uma qualidade que está relacionada também à história bíblica da semana. Assim a criança entende como o personagem bíblico desenvolveu essa qualidade de caráter e como, de forma prática, ela pode fazer o mesmo em sua vida.

Os Poemas enriquecem o estudo das criancinhas no LBC. Tanto as Qualidades de Caráter como os principais elementos das históricas bíblicas de cada semana estão em formato de poemas e podem ser facilmente aprendidos e recitados ao longo do dia a dia, sempre que necessário, tanto pelas crianças como pelos pais.

As Sugestões de Atividades propostas para os estudantes do LBF e LBC tem por finalidade reforçar o conteúdo aprendido ao longo do dia, por meio de atividades práticas e lúdicas que possibilitem que a criança também desenvolva habilidades manuais, enquanto relembra o conteúdo visto nas lições.

Mas como usar então esse material?

1) Escolha qual material se encaixa melhor na sua realidade

Caso você tenha filhos de idades diferentes, preferencialmente escolha o material que atenderá ao seu filho mais velho, e adapte o aprendizado do assunto ao(s) filho(s) mais novo(s), para que todos aproveitem o conteúdo proposto. Se possível, ao utilizar o LBF, combine também elementos do LBC, como os poemas.

2) Baixe as atividades complementares e músicas

No site você encontrará as Sugestões de Atividades para cada lição. Programe-se com antecedência para adquirir os materiais necessários para as atividades manuais, para poder realiza-las na semana proposta.

No site você também encontrará os Versos Bíblicos musicados para download. Baixe no seu celular, computador ou num pendrive para colocar no seu aparelho de som. É importante ter essas músicas de forma acessível para utilizar durante o culto ou durante as atividades do dia. Aproveite e também as coloque no carro, para ouvir enquanto viaja. No site você também encontrará os playbacks caso queira cantá-las em sua igreja!

3) Imprima o material

É muito importante ter as lições impressas para melhor aproveitamento, seja nos cultos ou durante o dia ao longo das atividades, bem como permitir fazer suas anotações e deixar seu filho pintar as imagens para colorir.

4) Leia a lição antes de passar ao seu(s) filho(s)

Leia o conteúdo da lição com antecedência de modo a adaptar o conteúdo ou linguagem à idade da criança. A depender da idade da criança, a leitura da lição pode se tornar algo maçante e desestimulante. Seja criativo, use imagens, livros ilustrados e objetos que representem a lição estudada. Crianças são muito visuais e cinestésicas.

4) Flexibilize e complemente mais sobre o assunto

Utilize os materiais como um guia, não como algo a ser seguido à risca, engessado. Você melhor do que ninguém conhece seus filhos e quais traços necessitam ser melhor trabalhados. Você também precisará pesquisar por si mesmo, ir atrás de materiais extras e livros ilustrados, para complementar o ensino nas principais áreas que achar necessário. O objetivo do material é ser um guia onde você usará de acordo com a sua realidade e com o seu tempo disponível.

5) Procure utilizar 1 lição por semana

Tente usar as lições de maneira sistemática. Muitos pais começam a lição 1 e como não conseguem trabalhar todo o conteúdo que julga necessário acabando por permanecer na mesma lição por semanas. Isso acaba muitas vezes desanimando as crianças que estão sempre estudando o mesmo tema.

Seja dinâmico. Faça o melhor que puder naquela semana e continue prosseguindo para as demais lições. Caso necessite permanecer por mais de 1 semana na mesma lição utilize atividades diferentes, aplicando os conhecimentos em diversas áreas acadêmicas.

6) Procure utilizar todo o conteúdo da lição

Algum pais utilizam apenas a parte bíblica do LBF e o LBC, com os versos bíblicos musicados e as qualidades de caráter, mas não adentram na parte da natureza com as crianças, deixando-a de lado. Lembre-se que para a Verdadeira Educação todos os pilares são importantes. Procure trabalhar o todo, ainda que tenha que simplificar e resumir, caso o tempo seja escasso.

7) Utilize as lições durante o culto

Nossa sugestão é que você utilize o material durante o culto familiar, preferencialmente o culto da manhã, de forma que a criança possa fortalecer os conteúdos vistos no período da tarde, por meio das atividades complementares propostas. Durante o culto, utilize como música tema o verso bíblico musicado, estude a história bíblica da semana e trabalhe a qualidade de caráter. Evite cultos longos, e que sejam o mais atrativo possível.

8) LBF e LBC não substitui o estudo da Lição da Escola Sabatina

Você poderá usar as lições do LBF e LBC durante o culto da manhã e as lições da Escola Sabatina durante o culto da noite, por exemplo. Eles poderão ser usados paralelamente. Certamente um material apoiará o outro.

9) Participe de um grupo de apoio

O SonLight Brasil possui alguns grupos de apoio na plataforma WhatsApp para os pais compartilharem experiências, dúvidas e também as atividades realizadas pelas crianças. É muito importante encontrar outras famílias que também utilizam o material. Entre em contato conosco e faça parte.

10) Ore e peça a iluminação do Espírito Santo

Por fim, e mais importante, ore e peça auxílio do alto. Só assim você conseguirá utilizar o material da melhor forma com a sua família.

Caso você ainda tenha alguma dúvida de como utilizar o material, entre em contato conosco. Nosso maior objetivo é que você utilize os materiais do SonLight Brasil com sua família e que todos tenham um crescimento espiritual significativo, nos preparando assim mais e mais para o breve retorno de Cristo.

Juliana Coutinho Oliveira



1.407 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page